100 anos
Página em homenagem ao centenário de nascimento de J. A. Gaiarsa
Um dos brasileiros mais brilhantes do século 20 ao início do século 21. Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Psiquiatria e introduziu o pensamento de Wilhelm Reich no país. Esse foi José Angelo Gaiarsa, nascido em Santo André (SP) em 19 de agosto de 1920.
Nas décadas de 1960 e 1970, transitou pelo ambiente da contracultura paulistana e formou uma legião de terapeutas corporais. Apesar disso, nunca aceitou a idolatria: incentivava os participantes de seus grupos a alçar voos e encontrar o próprio caminho. Nessa época, chegou a fazer matérias para a revista Realidade em Nova York e em Estocolmo. Um dos primeiros intelectuais a quebrar a barreira da linguagem, falou de temas caros a todos nós, como amor, sexo, comportamento, fidelidade, educação de filhos, machismo, feminismo e hipocrisia. Entre 1983 e 1993, participou de um programa na TV aberta respondendo a dúvidas dos telespectadores e conquistou altos índices de audiência.
Em seus cerca de 30 livros, Gaiarsa compartilhou conhecimentos de biologia, antropologia, sociologia, comunicação não verbal, fisiologia, biomecânica, cinesiologia, psicanálise e terapia corporal. Adorava estudar os fenômenos da consciência. Crítico contumaz da família nuclear tradicional e da posição subalterna da mulher na sociedade, usava de fina ironia e muitos exemplos de consultório para explanar seus pontos de vista. Iconoclasta, sofreu duras críticas, mas nunca deixou de falar sobre aquilo em que acreditava: o amor como único antídoto para as mazelas humanas.
Aliás, Gaiarsa foi muito amado e teve inúmeros amores. Pai de quatro filhos. identificava-se com a figura do Cavaleiro Andante medieval e tinha grande apreço pela figura de Jesus Cristo. Assim se definia: .
“Sou primeiro um cosmopolita do Universo [...]. Sou depois um membro desta raça equívoca – a humanidade desumana – a oscilar continuamente entre a santidade e a perversidade, a genialidade e a loucura, os mais astutos e implacáveis predadores de Gaia e de tudo que ela nos oferece, a Grande Mãe Generosa que exploramos sem piedade, sem cuidado e sem remorsos, dizendo mentirosamente o tempo todo que a respeitamos e amamos. Amo essa humanidade e, apesar de tudo, ainda tenho esperança de um dia vê-la feliz – principalmente mais prazenteira, amorosa e solidária.”
Extraído do livro Sexo – Tudo que ninguém fala sobre o tema
Edições revistas
Outras obras
Gente de Expressão
Bruna Lombardi entrevista José Angelo Gaiarsa.
Programa Condição de Mulher
Na Rede Mulher de Televisão, Isabel Fomm de Vasconcellos entrevista o médico psiquiatra e autor José Ângelo Gaiarsa.
Homenagem ao centenário de
nascimento de Gaiarsa
Uma pequena coletânea de pensamentos
desse gênio aberto e destemido,
que conquistou corações no Brasil e no mundo
falando de temas caros a todos nós, como amor, sexo, comportamento, fidelidade, educação de filhos, machismo, feminismo e hipocrisia.
Baixe gratuitamente em uma das lojas abaixo.
Organizadora: Fernanda Carlos Borges
Editora Ágora
168 páginas / 14 x 21 cm
Preços: R$ 59,70 · E-book: R$ 35,90
Este livro celebra os 100 anos de nascimento de José Angelo Gaiarsa (1920-2020). Psiquiatra, terapeuta corporal e estudioso do comportamento humano, marcou gerações com sua postura de acolhimento aos curiosos e críticas aos hipócritas. Por meio de entrevistas e de textos autorais daqueles que conviveram com ele, o leitor terá a oportunidade de construir uma visão própria acerca do grande mestre.
Pacientes, colegas de trabalho, familiares e amigos mostram, aqui, o Gaiarsa precursor da contracultura no Brasil e o profissional generoso que ensinava tudo que aprendia. O Gaiarsa apaixonado pela vida e o homem interessado em pesquisar a relação entre corpo e comportamento. O pai amoroso e presente e o terapeuta que ajudou muita gente a mudar de rumo e mostrar todo seu potencial. O comunicador pop e o autor de livros densos e inovadores. Pelas mãos de Fernanda Carlos Borges – pioneira no estudo acadêmico da obra gaiarsiana –, este livro resgata, de forma intensa, honesta e gostosa de ler, o legado desse grande homem. Um bálsamo fundamental para nos ajudar a enfrentar os tempos duros que vivemos.
GAIARSA, 100 ANOS - O legado de J. A. Gaiarsa para a sociedade e a psicologia
Esta série de quatro eventos, que conta com a participação de figuras e personalidades que conviveram ou trabalharam com Gaiarsa, traz parte das ideias desse gênio aberto e destemido, que se mostram atuais até os dias de hoje.
Confira a programação ao lado e agende-se. Todos os encontros acontecerão ás 15 horas e serão transmitidos pela Unibes Cultural.
Em breve mais informações.
20/10 - terça-feira: CONTRACULTURA E OUTROS CORPOS
Com André Gaiarsa, Fernanda Carlos Borges e Regina Favre.
Clique aqui para assistir ao vídeo
22/10 - quinta-feira: FAMÍLIA, SEXUALIDADE E RELACIONAMENTO
Com Daisy Souza, Fernanda Carlos Borges e Regina Navarro Lins.
Clique aqui para assistir ao vídeo
27/10 - terça-feira: CORPO E SABER DE SI
Com Dárcio Valente Rodrigues, Fábio Landa, Fernanda Carlos Borges e Pedro Prado.
Clique aqui para assistir ao vídeo
29/10 - quinta-feira: CORPO, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE
Com Fernanda Carlos Borges , Monja Coen Roshi e Nadeesh Gaiarsa.
Clique aqui para assistir ao vídeo
Preencha o formulário ao lado e receba em seu email um exclusivo cupom de
30% de desconto para usar na compra de livros de
J. A. Gaiarsa* no site do Grupo Summus.
*Válido para todos os títulos de autoria de J. A. Gaiarsa, sem limite de quantidade. Um uso por CPF.
Todos os direitos reservados